15 de abr de 2016

Carta ao leitor

Te desejo sucesso!

O caminho do sucesso

Muito comum se ouvir essa frase, seja em ocasiões de felicitação de aniversário, de formatura, casamento, mudança de emprego, todo cumprimento que se preza, carrega ao lado de saúde e paz, tal palavra... Mas o que é esse tal de sucesso que tanto falam? Sua origem etimológica vem do latim sucessus, que significa avanço, seguimento. No mundo contemporâneo ele é imbuído de um imaginário social permeado por conquistas, prêmios, viagens e uma timeline na rede social de dar inveja. Nosso admirável mundo novo, quando diz de sucesso, está se referindo -obviamente- ao poderoso cifrão “$”, chefe máster que comanda o mundo e as relações –profissionais, pessoais e amorosas. Logo, o sucesso é medido pelos dígitos no salário, pelo número de seguidores, pelas etiquetas.
Desse modo, o sucesso atualmente envolve corresponder às exigências sociais, aquelas mesmas que dizem que se não for o último modelo não serve, que se a lua de mel não for para onde está na moda não vale e que se não veste 36 não convém. Mas que tal sucesso é esse, que diz o que devo vestir, comer, frequentar? O nome disso parece ser outro, parece ser cárcere, confinamento...
Mas será que não é a esse confinamento que os sujeitos estão se limitando para atender o que lhe é imposto? Para agradar o outro? Correndo numa esteira sem linha de chegada e sem vencedores? E o real desejo de cada um, onde fica nessa encruzilhada? Adormecido no íntimo de cada um porque não se permitiu viver a sua própria vida em detrimento de viver o que lhe era imposto. O mais sério é que talvez o sujeito nem teve acesso aos seus sonhos, seus desejos, pois se permitiu que o Outro que falava do lado de fora gritasse tão alto que não foi possível ouvir a si mesmo.
Entrar em contato com os desejos individuais não é uma tarefa fácil, é solitário e maçante, e exige muita disposição individual e autoconhecimento. Reconhecer seus desejos é permitir que sua criança interior fale e lhe mostre o que te faz feliz, o que te faz dar suspiros, perder a hora, se arrepiar! E quando isso acontecer, você vai saber que aí mora o sucesso verdadeiro, e é ele que te desejo!
Por-Ana Lívia Amaral

Psicóloga

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Curtiu o post comente logo abaixo ficamos felizes em receber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...