23 de dez de 2014

A origem do Papai Noel.

Bom velhinho

Segundo a Wikipédia  ("Noël" é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.

O blog Rota Total descreve uma breve historia da origem do Papai Noel, e de quem lançou ao mundo a personagem tão amada pelos baixinhos do mundo ocidental..O bom velhinho que distribui presentes as crianças em alusão ao nascimento de Jesus e os presentes em que este recebeu na época de seu nascimento pelos magos, é uma imagem registrada em nossos natais.



A origem:
Papai Noel


O personagem do bom velhinho foi inspirado no bispo Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C., um homem de bom coração que ajudava as pessoas pobres, deixando pequenos sacos com moedas próximas às chaminés das casas.

O bispo foi santificado(São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.A imagem de São Nicolau foi agregada ao Natal na Alemanha e então espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.


Nem sempre o Papai Noel foi representado com a roupa vermelha e branca, Até o final do século XIX, o ele era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura que era associada as roupas do bispo. Quem criou a imagem do Papai Noel atual foi o cartunista alemão Thomas Nastz em 1886. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nastz foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

E como sempre toda data comemorativa é explorada comercialmente, essa não podia ser diferente em 1931 a Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nastz em uma de suas propagandas, que por "conveniência" também eram as cores do refrigerante. assim com grande sucesso ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Conheça o blog Rota Total aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...