2 de mai de 2014

Porque não nos lembramos do que faziamos quando eramos bêbe ?

O site Mundo Estranho do grupo Abril que é na minha opinião um dos melhores quando o assunto é curiosidade cientifica publicou uma matéria para ver o original (clique aqui )  de um estudo que foi publicado na Folha de São de S.P e na Veja  no qual especialistas explicam porque não nos lembramos  ou pouco lembramos do que fazíamos quando criança..Confira  tudo abaixo !

per-125-lembranca-bebe fotografias crianças

Tudo acontece por causa da amnésia infantil segundo os estudos. Tente se lembrar de algo que aconteceu nos seus primeiros anos de vida.

Conseguiu? Realmente é difícil reunir detalhes para constituir uma lembrança mais concreta. Sempre falta uma sequência cronológica ou aparecem lacunas. Cientistas ainda tentam explicar por que o cérebro é incapaz de acessar imagens, sensações e fatos ocorridos na infância.



Mas, até hoje, o que se tem são apenas teorias. Enquanto a neurociência aposta que o problema está no desenvolvimento do cérebro, a psicologia defende que a criança armazena memórias com uma linguagem diferente, não sendo possível acessá-las – embora elas ainda tenham impacto na vida e na formação da personalidade.

Cadê meu níver de 2 anos? – As principais teorias que tentam explicar a amnésia infantil

Códigos diferentes

Para a psicologia, a criança atravessa um processo de aprendizagem de linguagem. Por isso, armazenam dados por meio de códigos linguísticos que não seriam claros na vida adulta. Isso explicaria por que as lembranças mais nítidas coincidem com a alfabetização. Estudos recentes indicam que é possível recuperar memórias com recursos não verbais, como cheiros e sensações.

Cérebro subdesenvolvido

A neurociência estuda a teoria de que os neurônios ainda estão se organizando durante os primeiros quatro anos de vida. “O cérebro, em desenvolvimento, pode não estar preparado para armazenar lembranças de longa duração”, diz Martín Cammarota, pesquisador em neurofisiologia da PUC-RS.

Área restrita

Outra teoria, estudada por Cammarota, é a do mecanismo de repressão. As memórias de infância que constituem a personalidade ficariam armazenadas em uma parte do cérebro que não pode ser acessada. “É uma maneira de proteger as lembranças fundamentais para que elas não sejam modificadas ou danificadas com o passar do tempo”, explica o pesquisador.

2 comentários :

  1. Olá Adir ...
    Tai um tema que gostaria muito de saber o porque não nos lembramos do que fazíamos quando éramos bêbe ?
    Sempre fui muito sapeca e agora depois de adulta é que dei uma parada para as minhas criancices.
    Mas seria muito legal retomar aquela fase quando a gente fazia de tudo e todos achavam engraçado.
    Grata por compartilhar uma matéria bastante interessante de ler e gostei muito de ficar sabendo o por que de não recordar....
    Um excelente dia e que esta semana seja superlotada de muitos acontecimentos e de alegrias
    Um braço afetuoso.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Clara obrigado por participar aqui , e por visitar .O assunto é um tema que traz varias polémicas em torno ,pois alguns dizem que conseguem lembranças claras apartir de um ano , já outros afirmam que não os próprios especialistas dizem que esta idade é obscura e que agente não consegue , formar ideias sobre as coisas que vemos.Como ilustra a imagem.

      Excluir

Curtiu o post comente logo abaixo ficamos felizes em receber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...