16 de mar de 2014

Porque o futebol Brasileiro esta deixando de ser uma arte ?

Porque o futebol no Brasil vem não dando certo? Você que gosta de um futebol vibrantes com bons passes, com a ginga, que só Brasileiro tem, chuveirinho na área, com habilidades inquestionável a mundo a fora, que o dizem isso é coisa que só  Brasileiro faz , já deve ter percebido que isso esta acabando no nosso futebol. Mas hoje neste post vou colocar  a minha opinião que eu acho que é a opinião de muitos por ai a fora.


Neste  fim de semana tivemos o anuncio pelo Instagram de que a carreira de um grandioso boleiro do nosso futebol  se encerraria , ele ainda é  do tempo que  futebol por aqui  ainda era arte . Estou falando de Rivaldo moço pobre e  tímido de  Pernambuco, que viu seu pai morrer em um hospital publico porque era pobre , que viu seus dentes serem arrancados por não ter dinheiro para tratar de uma infecção, que se mudou para longe para buscar seu sonhos , que viu em sua história de angustia quase o fim de uma carreira de sucesso se não fosse sua mãe dona Marluce uma senhora   humilde que obrigou seu filho  Rivaldo a continuar seu sonho  e tirar da extrema pobreza seus irmãos,  o que vimos  nisso tudo foi um grande camisa dez , Rivaldo poderia ser muito mais se não fosse sua timidez, se vestisse a camisa de uma grande marca ,por dinheiro ou melhor se ele estivesse um grande empresário, foi desacreditado por grandes clubes até que um dia  entrou em sua vida a Parmalat e tudo mudou   se tornou tudo o que conhecemos hoje . Rivaldo disse que poderia ter sido mais vezes melhor do mundo mas seu comportamento o impediu. A mídia não o valorizava porque ele não dava ibope não fazia escândalo, endinheirado comprou as suas origens no futebol, ele é hoje um dos donos do Mogi Mirim das Cruzes time em que  tudo se  iniciou.



O dinheiro mudou tudo 

Mas porque o futebol Brasileiro não vem mais revelando grandes craques? O nosso futebol caminha junto com o estilo de sociedade para qual estamos passando a sociedade do consumismo o valor agregado ao dinheiro, hoje é muito maior! O mundo do futebol de uma maneira geral mudou e se transformou em um negocio mulmilionario isso é fato, a diferença é que o Brasil sai de uma classe inferior e passa para uma classe mais rica exemplo a classe B no  Brasil aumentou e muito transformando um pais pobre onde a arte do futebol era buscada nas suas origens  hoje isso não acontece mais porque o nosso futebol ficou influenciado por grandes empresas que patrocina os clubes seja ele pequeno ou grande . A arte não combina com dinheiro, o Brasil hoje tem um futebol  mediano revelando pouquíssimo jogadores de qualidade , tudo isso é porque o futebol não chega mais as grandes favelas do Brasil como antes , quado chega é por meio de empresas que não querem grandes gasto não tem tempo para investir , querem o resultado.

O negocio  multi milionário e sucesso que os astro dos gramado tende de alcançar acabam por tirar o espírito esportivo o amor a camisa , para valorizar a sua imagem o que por fim acaba  por atrapalhar uma carreira que poderia ser muito maior como profissional do futebol preste a atenção nesta palavra "do futebol" não das passarelas das câmeras . Por estes motivos é que eu defendo pessoas que tem atitudes como Messi , Rivaldo e outros que ao  invés de se preocupar com a  fama profissionalizarão -se mais e mais ,compare estes jogadores com Cristiano Ronaldo por exemplo e veja as diferença , infelizmente como é o dinheiro que domina quase tudo , pensando assim o  futebol  para  os amantes do esporte perde a graça , pois muitas vezes ele esta atrelado a interesses de empresas de marketing agressivo  , de uma marca etc. Deixando a arte e o espirito esportivo dominar. Isso no passado era algo extremamente Europeu hoje isso esta muito forte no Brasil os times Brasileiros estão enriquecendo , as empresas ligadas ao futebol estão injetando dinheiro alto, muitos jogadores combinam futebol com as passarelas , ou jogam para as câmeras .

O futebol uma arte da cultura Brasileira vai aos poucos saindo de atuação migrando para o interesse dos grandes patrocinadores ,as agremiações estão deixando de ser fatores determinantes na hora de buscar seus futuros astros os técnicos , papel fundamental na estrutura de base estão se transformando em vilões do futebol mantendo e colaborando com um  sistema sujo embutido dentro dos clubes , enquanto o clube esta correrspodem com os interesses de seu investidor tem investimento uma hora, este clube deixa a desejar é o  pior do planeta o que esta acontecendo ?

Esta é minha opinião sobre a atual fase do nosso futebol estamos muito perto de um evento que pode mais do que nunca provar isso tudo que estou falando , em ano de copa do mundo nada melhor de que  analisar o que acontecera neste meio ,mas haja vista que também pode haver grande interesses financeiros o que pode mudar a real história , mas eu não me atrevo ainda dar minha opinião sobre isso esperamos para ver e depois tirar nossas conclusões.

4 comentários :

  1. O que aconteceu que nos ultimos tempos os Tecnicos Gauchos, como Felipão, Mano Menezes, Tite, Dunga.... Tem treinado os jogadores somente na Força, dando porrada... e isso tem afetado o futebol brasileiro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta típica de quem nunca jogou e não entende nada de futebol.
      Futebol não arte, é esporte. Arte é pintura, música, literatura. Futebol, como esporte de alto desempenho, objetiva o resultado. As jogadas com beleza plástica são mera consequência da busca pelo resultado, do empenho, do apuro técnico, do treinamento e do talento dos jogadores. Agora se você quer ver só dribles, bola na nuca e embaixadinhas, então vá ver free style!

      Excluir
    2. Ola devo concordar com você , pinturas , musicas e até literatura é a premissa do entendimento sobre arte em qualquer lugar , mas ela a arte propriamente dita vai muito alem de pinturas e quadros de renomados autores nos museus espalhados pelo mundo.No meu ponto de vista arte é tudo aquilo que encanta os olhos de quem o vê , porque é bem feito é bonito é encantador o nosso futebol já foi assim !! Há aqueles aiii da decada de 70 eles pode nos dizer muito melhor mas, um dible , um bom passe , como os de Messi , os dibles de Cristiano Ronaldo não deixam de ser uma arte afinal arte é algo que não é feito por qualquer um , é quase um dom ,uma arte.

      Excluir
    3. É uma hipotese consideravél, alguns elogiam muito o Luiz Felipe Escolare mas eu , acho que o penta campeonato de 2002 era algo inevitavel , com o nivel da nossa seleção era mesma coisa de pegar ,o Barcelona 2 anos atrás e dizer que seu tecnico era o melhor do mundo porque o Barça ganhava tudo , é um engano , com o time que tinha não havia muito a fazer era só colocar o time em campo , e dizer só gardem a posição rsrs

      Excluir

Curtiu o post comente logo abaixo ficamos felizes em receber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...