1 de fev de 2014

Joênia Batista Carvalho é a primeira mulher indigena a conquistar o titulo de bacharel em direito

Joênia Batista de Carvalho,que se apresenta como Joênia  Wapixana nome de sua etnia é a primeira mulher Brasileira de origem indígena a conquistar o título de bacharel em direito.

Ela não é uma recém formada ,mais chama atenção pelas suas atribuições como advogada, atualmente ela atua como defensora das terras indígenas  na reserva nacional de direito indígena Raposa Serra do Sol ,é membra da ( OAB) presidente da comissão nacional de defesa dos direitos indígenas pela ordem dos advogados do Brasil.

JOENIA 2.jpgPara ela sua figura representa a própria vida sua própria resistência.

Nascida em 1974 no estado de Roraima da etnia Wapixama viveu até aos 8 anos de idade na floresta com a família, quando foi  cursar todas as etapas do ensino fundamental e  médio na cidade ,até ser aprovada em 5° lugar no vestibular da universidade de federal de Roraima .Como universitaria sofreu muito em sua vida acadêmica , preconceito e dificuldades financeira até tornar se a primeira mulher indígena  ater no Brasil o diploma de bacharel em direito,constituindo uma referência nacional e internacional ,desde 2001 ela coordena programas de capacitação de lideres indígenas no estado de Roraima..Em 2004 foi nomeada pela pela então  ministra do meio ambiente Marina Silva  para comissão nacional de biodiversidade .

Ela também foi a primeira  indígena a fazer um pronunciamento no plenário do supremo tribunal federal (STF) durante julgamento da legalidade das ocupações de terras indígenas na reservas Raposa Serra do Sol.

Umas das suas expectativas era   fazer um mestrado nos Estado Unidos de preferência em uma universidade  que tivesse  experiência internacional em direitos indígenas ,este sonho também venho após uma bolsa concedida através de  num programa de intercambio do ação Afirmativa Fulbright Ford programa que concede bolsas a pessoas com pouco ou nem uma condição de acesso ao ensino superior . Em 2010 ela conseguiu  ingressar no programa e em 2011  após 11 meses terminou o mestrado em Master of Laws in Indigenous Peoples Law and Policy. 

Um comentário :

  1. E vcs oque acham sobre os direitos e avanços da comunidade indigina no Brasil expresse sua ideia sobre o tema do post qui.

    ResponderExcluir

Curtiu o post comente logo abaixo ficamos felizes em receber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...