Joênia Batista de Carvalho,que se apresenta como Joênia Wapixana nome de sua etnia é a primeira mulher Brasileira de origem indígena a conquistar o título de bacharel em direito.
Ela não é uma recém formada ,mais chama atenção pelas suas atribuições como advogada, atualmente ela atua como defensora das terras indígenas na reserva nacional de direito indígena Raposa Serra do Sol ,é membra da ( OAB) presidente da comissão nacional de defesa dos direitos indígenas pela ordem dos advogados do Brasil.

Nascida em 1974 no estado de Roraima da etnia Wapixama viveu até aos 8 anos de idade na floresta com a família, quando foi cursar todas as etapas do ensino fundamental e médio na cidade ,até ser aprovada em 5° lugar no vestibular da universidade de federal de Roraima .Como universitaria sofreu muito em sua vida acadêmica , preconceito e dificuldades financeira até tornar se a primeira mulher indígena ater no Brasil o diploma de bacharel em direito,constituindo uma referência nacional e internacional ,desde 2001 ela coordena programas de capacitação de lideres indígenas no estado de Roraima..Em 2004 foi nomeada pela pela então ministra do meio ambiente Marina Silva para comissão nacional de biodiversidade .
Ela também foi a primeira indígena a fazer um pronunciamento no plenário do supremo tribunal federal (STF) durante julgamento da legalidade das ocupações de terras indígenas na reservas Raposa Serra do Sol.
Umas das suas expectativas era fazer um mestrado nos Estado Unidos de preferência em uma universidade que tivesse experiência internacional em direitos indígenas ,este sonho também venho após uma bolsa concedida através de num programa de intercambio do ação Afirmativa Fulbright Ford programa que concede bolsas a pessoas com pouco ou nem uma condição de acesso ao ensino superior . Em 2010 ela conseguiu ingressar no programa e em 2011 após 11 meses terminou o mestrado em Master of Laws in Indigenous Peoples Law and Policy.
E vcs oque acham sobre os direitos e avanços da comunidade indigina no Brasil expresse sua ideia sobre o tema do post qui.
ResponderExcluir