23 de fev de 2014

Estudo revela que humanos e cães compartilham sensibilidade e emoções semelhantes



caes-e-humanos-compartilham-sensibilidade-emoções-animal-planetO cérebro dos cães e dos humanos são  surpreendentemente iguais, pelo menos em relação à comunicação e às emoções, segundo um novo estudo a respeitos de ambos.

Uma  pesquisa, publicada na revista Current Biology, é a 1° a analisar as funções cérebrais de humanos às de animais não primatas. Os pesquisadores constataram que tanto cães como homens aprenderam a perceber as emoções dos outros seres  ao longo de sua evolução.

Nós conseguimos perceber se uma pessoa ou um cão está feliz, triste ou pronto para atacar, e os cachorros podem  ,e fazem as mesmas coisas neste sentido.

“Os cães e os seres humanos compartilham um ambiente social semelhante”, explica umas das pesquisadoras e autora do estudo, Attila Andics, da Academia Húngara de Ciências. “Nossos resultados sugerem que eles também ativam mecanismos cerebrais semelhantes para processar informações sociais. Talvez isso explique o êxito da comunicação vocal entre as duas espécies”.Afirma Andics



Quando você diz alguma coisa para seu cachorro e ele parece entender, há uma grande  chance de que ele realmente tenha compreendido – pelo menos, quanto às emoções que você está transmitindo no  ambiente.

Talvez isso explique por que os cães são tão bons em perceber nosso estado de se alterado ou de bom humor: Eles são mais sensíveis ao que sentimos do que ao que dizemos.

Se você responder, por exemplo “estou bem” à pessoa que mora com você, mas estiver de mau humor, é provável que seu cachorro perceba a diferença.

Para o estudo, Andics e seus colegas realizaram exames de ressonância magnética em humanos e cães, especialmente treinados para ficar imóveis dentro do equipamento. Os pesquisadores monitoraram a atividade cerebral dos dois grupos enquanto ouviam cerca de 200 sons de cães e humanos, de gemidos e choros a risos e latidos brincalhões.

Quando ouviam vozes, tanto cães como humanos ativavam áreas semelhantes do cérebro. No entanto, os cães reconheciam melhor os sons de sua própria espécie. (Aposto que a experiência pode mudar isso. Se uma pessoa conviver muito tempo com cachorros, por exemplo, suas habilidades “caninas” ficarão mais aguçadas. Os cães praticamente  fazem a mesma coisa).

Uma diferença interessante é que, nos cães, 48% das regiões cerebrais sensíveis ao som reagiam mais intensamente a ruídos que a vozes. Já nos humanos, apenas 3% dessas regiões mostraram reações mais intensas a sons não vocais.

É por isso que damos mais atenção a pessoas falando do que a um cachorro latindo  ao fundo por exemplo, ao contrário dos cães, que ainda preservam os instintos de lobo selvagem.

Segundo os cientistas, o estudo representa apenas um primeiro passo para entender a incrível sensibilidade dos cães às emoções humanas.

“Este método oferece uma maneira totalmente nova de investigar o processamento neural dos cães”, acrescenta Andics. “Finalmente começamos a entender como nosso melhor amigo nos vê e se orienta no ambiente social”.

Fonte:Uol Discovery

5 comentários :

  1. Por isso que tem alguns cachorros que são fofos e carinhosos rsrs , e vas vezes començam do nada a ficarem tristes .

    ResponderExcluir
  2. Esse estudo é muito interessante. Os animais são realmente inteligentes e são muito sensíveis.

    ResponderExcluir
  3. Ola Briádinnis , você tem razão eu reparo isso nos meus animais que tenho , eu tenho um gato , que se chama Qikito, e um cachorro com nome de Bettovem , e eu percebo o quantos eles sente quando agente , altera com eles , e como eles ficam setntidos quando ficamos iritados com eles demonstrando a suas sensibilidade , e até mesmo seu entendimento , de algo , que expos a eles.E quando estamos alegres ele também sente -se felizes .

    ResponderExcluir
  4. É verdade mesmo, gosto tanto de cães como de gatos, mas por experiência própria, percebi que a minha cadela tinha mais aquela empatia comigo e mostrava mais sentimentos que a minha gata, mas ele sempre foi mais independente. Os cães têm uma forma diferente de nos perceber e temos aquela ligação quase telepática com eles. Muito sucesso para você e para a sua página. Bjs =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita . Eu acho que os cachorro em alguns momentes só faltão no perdir algo , pois eles dam puros sinais de emoções , e sensibilidade na maneira que nos olha ,e que nos reconhcem.

      Excluir

Curtiu o post comente logo abaixo ficamos felizes em receber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...