9 de jan de 2014

Passamos do êxodo rural para o êxodo Haitiano

Se no  passado era a Europa que sofria com a migração ilegal hoje este destino já não é uma grande atração para países em apuro como o caso do Haiti que sofreu com os abalos de um terremoto,a primeira coisa a se pensar é a extrema dificuldade em legalizar se num Europeu, outro ponto crucial é a qualificação
exigida, em países da Europa para conseguir o tão sonhado trabalho e ainda receber em Euros,assim tornando países Latino Americano um alvo certo para milhares de imigrantes legal ou ilegal.

O BRASIL COMO PONTO DE REFERENCIA.

Na América Latina o Brasil é visto como uma referencia , em possibilitar uma boa expectativa de vida para este imigrantes, pais emergente e de longe, em ascensão econômica , e com condições burocráticas até viáveis o Brasil,recebe um verdadeiro êxodo Haitiano,ajudando ainda mais conglomerar as capitais do pais.

DIFICULDADES. 
O Brasil já sofre com consequencias  de problemas internas  comum do êxodo rural,falta de  um reforma agraria de qualidade que satisfaça o homem do campo,vê suas cidades inchadas e o campo cada vez mais vazio tudo isso porque as politicas publicas voltadas para o setor do campo não funcionam ,as cidades e  suas politica de urbanização mal dão conta de alocar com eficiência a população local, com a crescente chegada do população rural fica evidente os problemas de infraestrutura para que as necessidade básicas de deveres do estado atenda a todos.




AGORA TEMOS MAIS UM PROBLEMA.

Após 2010  devido a um forte terremoto no Haiti  que , desmontou as principais estrutura do pais ,o Brasil virou alvo da entrada ilegal de Haitianos que entram pelo Acre por Brasiléia e se espalha rapidamente  por todas as capitais do pais,o  primeiro grande problema que estes imigrantes enfrentam esta na linguagem , pois o grande numero de haitianos dominam  o Francês e Inglês mas muito pouco ou nem um pouco falam o português.

Qualificações é outro ponto chave ,muito pouco destes imigrantes sabem ou detém um qualificação especifica em alguma areá , alguns não sabem se quer elaborar um currículo , quem mora em Curitiba sabe bem do que eu estou falando freqüentemente vemos haitianos ,batendo em porta,em porta pedindo um emprego , mais não apresentam um cartão de visitas, como um currículo apenas a dificuldade de se expressar corretamente .

Em 2013 o G1 divulgou uma matéria sobre os números de haitianos no pais segundo a publicação que ocorreu no dia 18/10/13 o numero de Haitianos que entravam ilegal no pais havia triplicado e para onde eles foram?  Para as cidades ,capitais do pais .É correto afirmar que  a migração só se da para os grandes centros urbanos onde á , a espectativas , de se conseguir um trabalho formal.

O setor que mais recebe mão de obra Haitiana é a construção civil , o setor é uns dos que menos exigi qualificação para um numero abundante de funcionários, e pela informalidade que este setor se subpõem.

Isso só pode acarretar mais os  problemas de infraestrutura urbana no Brasil entenda que eu citei o Haiti como referencia no pais no criterio de  migração , mais sabemos que não é só Haitianos que fazem parte do rol, existem outras nacionalidades vindo frequentemente para o Brasil. A CONCLUSSÃO É, A SUA .DE SUA OPINIÃO FIQUE A VONTADE PARA FALAR DO TEMA ABORDADO







Nenhum comentário :

Postar um comentário

Curtiu o post comente logo abaixo ficamos felizes em receber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...