10 de dez de 2013

Na homenagem a Nelson Mandela chefes de estados o comparam com Gandhi, Abraham Lincoln e Martin Luther King

Hoje por volta das 7:58 horário de Brasília e 11:58 horário local começou no estadio FNB Johannesburgo na Africa do Sul a cerimônia religiosos que marcará o fim de uma historia de sucesso conquistas e dignidade e,valores éticos ao bem de uma nação comandada até então por Holandeses e Ingleses .


Chefes de estados  e familiares ficaram  na tribuna de honra

O ex presidente Africano entrou para historia da humanidade , por sua trajetória humanística em lutas aos direitos de  igualdade  racial entre as diferenças culturais  na Africa do Sul e pelos conflitos gerados pela dominação branca no pais negro.Nelson Mandela  passou  por 27 anos no carcere,  no regime do Apaitheid (regime de segregação racial que vigorou entre 1948 a 1993 na Africa do Sul ) Apaitheid significa separação pela cor da pele, sua historia das quais todos conhecem tornou se mundialmente conhecida por ser de tamanha vitoria e com grandiosidade sobre os valores éticos, morais e culturais ,humanos ,tornou se o mais nobre defensor das causas humanitárias do seculo xx e comparado a outros nobres vencedores das mesmas causas  .

O presidente afro-descendente,Americano Barack Obama considerou Mandela com celebres lutadores contra a opressão  racial entre eles estão Gandhi,Abraham Lincoln e Martin Luther King
Na cerimônia conflitos de estados  passaram despercebidos .
No FNB antigo Soccer City os conflitos de nações ficaram para traz  como o caso de Barack Obama EUA e Raul Castro Cuba se encontrarão num caloroso aperto de mão  por respeito as festividades que homenageia Mandela.





No discurso proferido pela  chefe de estado Brasileiro Dilma Rousef  diz que Mandela é a maior personalidade do seculo xx. Dilma foi uns dos escolhidos a prestar tributos de honras  na homenagem que contou com mais de cem chefes de estados após Dilma tambem   pronunciarão  Barack Obama EUA ,Ban Kin Moon secretario geral das Nações unidas ONU,Raull Castro Cuba,Pranaba Munkherjee India ,Yanchao vice presidente da China .



A cerimônia começou com o hino nacional Africano  em seguida familiares e alguns chefes de estado falarão e continuou com  danças e ritos foram uns dos principos da cerimônia religiosa que homenageia o Clã Nelson Mandela.

Definição do Apartheid e sua historia  .
Fonte original  Pesquisa.com

Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos. 
Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.
No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais. 
Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:
- Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.
- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950- Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões - 1953
Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul-africano tomou várias medidas e colocou fim ao apartheid.  Entre estas medidas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país. 


Link relacionado

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Curtiu o post comente logo abaixo ficamos felizes em receber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...