14 de dez de 2013

Assim será o ultimo adeus para o contra Apartheid Nelson Mandela na cidade de Qunu no domingo

Enterro de Nelson Mandela | Crédito: AP

O ultimo adeus ao  ex presidente africano  Nelson Mandela  marcara o final de uma historia e de uma erá de sofrimentos mais também de grandes conquista sua principal conquista foi a sua luta contra o  Apartheid . Neste domingo o corpo de Mandela será sepultado na cidade onde cresceu em Qunu,com uma serie de ritos religiosos que  fará parte da despedida  ultra emocionantes .

Neste sábado o corpo do primeiro presidente negro africano  saiu de Pretória onde fora velado por três dias e chegou sobre grande segurança militar a um pequeno vilarejo.Celebrado como Clã Thembu  a cerimonia seguira as tradições Xhosa da qual Mandela é considerado um líder .

Segundo as tradições da religião quando um líder morre longe de sua terra natal rituais  de boas vindas deve ser feitos simbolizando o valor do mesmo a comunidade,o ex líder Sul Africano morreu em sua casa em Joanesburgo.
Segundo alguns especialista na religião explicam que a alma do morto deve voltar a sua casa de origem além de ser reunidas no  funeral com seus restos mortais .

Casos estes  rituais não forem feitos os membros do Xhosa acreditam que sua alma não terá descanso e ficará vagando em trevas ,por outro lado as tradições agradariam o criador e seus antepassados (mediador entre o céu e o ser vivo normal) trazendo sorte a família do morto.Se algumas das etapas não forem cumpridas a cerimônia precisa corrigir os erro ,de maneira a aplacar a fúria do criador.

Enquanto o corpo é transportado para casa um membro especialista na tradição Xhosa é escolhido para seguir com rituais necessários para o cumprimento de todas as etapas .



Entre este ritos estão , conversar com o morto indicando que sua jornada esta acontecendo de volta  para onde seu cordão umbilical foi enterrado,ervas especiais são usadas , mais de forma ocasionalmente.O espirito é guiado para sua casa na medida que os nomes dos rios por onde cruzou são mencionados .

Os rituais continuará e inclui a invocação de ( Izibongo na canção da família ou do clã)e a menção dos antepassados com quem o clã se reunirá.
Na chegada o espirito é informado de seu retorno e também o ajudará a fazer a mediação entre o criador e os ancestrais para proteger a família e nação.
No momento do enterro um boi será sacrificado por uma pessoa especializada  usando uma lança da casa do morto ou de seu clã se a vaca ou touro "berrar é porque seus ancestrais estão gracejando sua chegada"

Em alguns casos são feita a troca de animais caso o boi não faça o som necessario.

 Caixão de Nelson Mandela é enterrado | Crédito: AFP

Fonte :BBC Brasil

Artigos relacionados 
Interprete falso no funeral de Mandela

Chefes de estados compram Mandela a grande figuras contra sistema de escravidão

Funeral de Mandela no Soccer City

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Curtiu o post comente logo abaixo ficamos felizes em receber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...