13 de nov de 2013

A administração e as organizações


1.1Qual  o  papel  que o   administrador  deve desempenhar nas  organizações  ??
O papel do  administrador segundo (Chavienato ) em  seu  livro  ADM teorias  ,processo e praticas(2007). O papel  do  administrador  é  multivariavel e contigencional  se  ele  é um  supervisor  de  primeira   linha voltado  ao  nível  operacional precisa  estar  mais  voltado  para rotina , normas  e  procedimentos .Se  ele   é  um  gerente , precisa  estar   voltado  para  o  plano   tático  da  empresa  .Se  ele é um  diretor  localizado no  nível  institucional  da  empresa então  precisa  estar  voltado para  as  demanda  do  ambiente   
Assim  dependendo  do  nível   em  qual  situa  o  administrador  ele  precisa conviver  com a  rotina e  com a certeza do  dia  a  dia do  nível  operacional ou  com  o  planejamento  a  organização  a  direção e o  controle das atividades de  seu  departamento  ou  divisão  no   nível  intermediário.


1.2 Segundo  (Sobral e Alketa  2008) Os  administradores  desempenham uma  variedade  de  papeis  para  alcançar  os  objetivos   organizacionais ,  uma  pesquisa  mais  interessante  sobre  o   assunto foi   desenvolvida  por Henvij Mintzberg  ao estudar  5  administradores  de topo . Ao   contrario  de  que  se  pensa   os  gestores  não  fazem  reflexões  metódicas  antes  de  tomar  as  decisões  nem  obedecem   sequencia  , teórica  das  funções  da  administração .

Os  papeis  são  ,Simbolos ,  representação  simbólica  do  grupo ou da organização  atuando  como  uma  referencia .Lider  , direção  das  atividades  dos  subordinados , levando  os  a  realização dos  objetivos. Elementos de ligação, desenvolvimento  de uma  teia  de  relação  que  permite  o  intercambio   de  informações  .Monitor, coleta  a analise  da  informação sobre  a organização e  seu  ambiente .

Desenvolvedor  partilha  informação  com  os  subordinados  por  meio  de  redes  de comunicação interna  Porta voz transmissão para  o  exterior  das  estratégias politicas ,atividades  e  resultados  das organização .

Empreendedor  identificação  de  oportunidades  que  potencializem o  desenvolvimento da organização  Solucionador  de conflitos  resolução  de  conflitos ou  de  problemas  que  impeçam  o  desenvolvimento normal  das  atividades , Administrador  de recursos  alocação  do  recursos  organizacionais em  função  dos  objetivos nas  principais negociações .

2.1 Qual  o  perfil  que o  administrador  deve  possuir ??
Segundo ( Lacombe e Heilborn) Administração  princípios e  tendência:
O perfil  do   graduado  em administração 1° internacionalização  de  valores responsabilidade social  justiça  e  ética  profissional  2°  formação  humanística e visão  global  que o  habilite  a  compreender o  meio politico e  social  econômico  e cultural  no  qual esta   inserido e  tomar  decisões  em  um  mundo  diversificado  e  interdependente   3°formação  técnica  e  cientifica para  atuar  na  administração  das  organizações além  de desenvolver atividades especificas  do  profissional  em  consonância  com as  demandas   mundiais ,  nacionais  e  regionais   4° competência para  empreender analisando  criticamente  e  promovendo sua  transformação .5°capacidade  de  atuar  em  equipe  multidisciplinar,6°  capacidade  de  compreender da  necessidade  do  continuo   a aperfeiçoamento  profissional e  do  desenvolvimento da  autoconfiança .
As  habilidades  necessárias para  este  perfil .

Comunicação  e  expressão  :estabelecer  comunicação  interpessoal    expressar  se  corretamente     em  documentos  técnicos   específicos  e  interpretar  a  realidade  das  organizações  . Relacionamento  logico   critico  e  analítico operando  com  valores  e  formulas matemática  e  estabelecendo  relações  formais    e  casuais  entre  fenômenos  ,  ser   capaz  de interagir   criativamente  nos  diferentes  contextos organizacionais  e  sociais  .
Visão sistêmica  e  estratégicas : Compreender o  todo administrativos  de  modo  integrado   sistêmico  e  estratégico ,  bem  como sua  relação  com o  ambiente  externo .
Criatividade  e  iniciativa  :
   Propor  e  implementar modelos de  gestão   inovar  e     demonstrar  um  espirito  empreendedor .Negociação  : Resolver  situação   com  flexibilidade e  criatividade  diante  de  problemas  e   desafios  organizacionais .
Tomar  decisão : Ordenar  atividades e  programas decidir entre   alternativas   e  dimensionar  riscos

Liderança: Selecionar  estratégia adequadas  de  ação   visando a  atender  a  interesses  interpessoais  e institucionais .Trabalho  em  equipe :  Selecionar procedimento que  privilegiem   formas  de  atuação   em prol  de  um  objetivo  comum  .

2.2 Segundo  o site ,  Portal   Administradores  em  30 de agosto de 2013 : O  administrador   deve  não  apenas  ser  um  administrador  de  diploma   ele  precisa  de  mais  de  uma  profissão  para  fechar um  negocio   ,  segundo  perspectivas  do  futuro .

O   perfil   do  administrador  na  atualidade apresenta  uma  serie   de  características  que  vão  determinar  seu   sucesso  como  administrador  entre  elas  estão  equilibrar  criatividade com  a  perspectiva e  visão  globalizada ,  construir   credibilidade ter  poder  de  persuasão  e  convencimento  rapidez para  adaptar  se   as  mudança  e  reagir  positivamente    a  elas ,  senso  de  responsabilidade  social estar  atento  as  oportunidades de  mercado tomar  conhecimento  do  que  esta acontecendo  a sua  volta.
3.1  O que  é  importante  para ser  um  administrador ??

Segundo  o  Portal  Administradores em 15 de  setembro de 2013 : é  importante  que  o  administrador  saiba comunicar  se  bem . Ser  inovador , saber  tomar  decisões  rápida , saber  liderar  equipes  heterogenias , ter uma  visão holística da organização , ser  flexível  a  mudanças ter  formação  multidisciplinar  , ser  socialmente  responsável , ser  ético. Maximizar os  lucros  da organização

3.2 Para  o  site www.clecrbers.com.br em  15 de  setembro  de 2013 :Para  ser  um administrador é  preciso    ter  espirito  de  iniciativa  e  liderança .
4.1 porque  as  empresas  precisam de  um  administrador  ?

Segundo ( Cheavenato ) em  seu  livro administração  processos e  praticas (2007) A administração  é o  veiculo  pelo  qual as  organizações   são  alinhadas  e  conduzidas  para  alcançar    excelência em suas  ações  e  operações ,êxitos e  resultados , fazer  maravilhas  com  os  recursos  disponíveis , com  sua  competência   transformar   recursos  e  competência  em  resultados  tangíveis  e  extraordinários . A  administração  é  a  maneira  pelo  qual as  coisas  acontecem nas  empresas  sem  ela  o  mundo moderno jamais  seria  o que é  hoje ,  a  administração  consiste  em  interpretar    os objetivos  da  organização  e  traduzi-los  em ação  empresarial .

4.2 Segundo  o  Portal  Administradores em 15  de  setembro de 2013:  O  mercado esta  ficando  cada vez  mais  complexo , a  cada  dia  novos  conceitos  novas  organizações , novos  estilos  de liderança  aparecem  para  auxiliar as  empresas   a  se  adaptarem ao  inconstante  mundos  dos   negócios .Por  esse  motivo as  empresa  principalmente  as  de  grande  porte  estão  se   deparando  com  a  necessidade  de contratarem  administradores cada  vez  mais  capacitados , hoje  o profissional   tem  que  conhecer  vários  conceitos  e  saber  aplica-los  , para  que  seja  eficiente   e  eficaz para  o  organização  que  administra . Conhecer  conceitos como  visão  sistêmica,  administração  por objetivos (APO) e  até  mesmo estilo  liderança  são essenciais  na  vida  profissional  do  administrador .
Assas  necessidades de  conhecimento  amplo do  profissional  não são  apenas  um  capricho  das  organizações mas  sim  fundamental  para que  suas  decisões sejam  coerentes e  oportunas , um  funcionário não  capacitado além  de tomar  decisões  erradas ,  deixa  passar  oportunidades decisivas  para  a organização .

5.1 Quais  são  as  principais  área  de  atuação  de  um  administrador ?
Segundo  o Portal  do  Administrador  em 30  de  agosto de  2013  , o  curso   de  administração  de  empresa  possibilita  a  atuação  em  diferentes  mercados , seja  empresas   micro, médio e  grande porte  ou  empresa  publicas .

Campos  privativos  do  administrador . Administração  financeira , administração  mercadológica  , marketing , administração  de  produtos ,  administração  e  seleção  de  pessoas  RH , relação  industrial , orçamento , organização  de metas  e  programas de  trabalho ,, empreendorismo .

Campos  conexos : Administração  hospitalar , administração  de  recursos  humanos , administração  hotelaria , carreira  docente , comercio  exterior , administração  de  sistemas  da  informação .
Já  para  o  conselho   federal de  administração ( CFA ) o  administrar  é  capacitado  para  trabalhar  em  quase  toda  a  totalidade  das  áreas  empresariais  seja do  setor  privado ou  publica do  operacional  ao  diretoria   executiva  da organização . 
6.1Quantidade  de horas semanais dedicado a cada uma das funções ?
Planejamento estratégico ; 3 hs diárias =15 hs semanais = 60 ao mês .
Organização;3 hs diárias =15 semanais =60 ao mês.
Controle;2 hs diárias = 10 semanais =40 ao mês.
Direção;4 hs diárias =20 semanais =80 ao mês
Total. = 240 horas 

Referencia .
1.1 (Idalberto Cheavenato 2007) ADM ,teoria , processo e pratica.)
1.2 (Sobral e Alketa 2008) ADM ,teoria e pratica.)
2.1 ( Lacombe e Heilborn) Administração  princípios e  tendência)
2.2 (Sobral e Alketa 2008) AMD, teoria e pratica.)
3.1 (Site Portal Administradores 15 de setembro de 2013)
3.2 (Site www.clecrbers.com.br  15 de setembro  de 2013)
4.1 (Cheavenato  2007) ADM, teoria, processo e praticas)
4.2 (Site Portal Administradores 15 de setembro 2013)
5.1 (Site Portal Administradores 30 de agosto de 2013)
5.2 (Site Conselho Federal de Administração  CFA  15 de setembro de 2013)
6.1 (opinião do  aluno )

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Curtiu o post comente logo abaixo ficamos felizes em receber sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...